logo

SAÚDE ANIMAL

Secretaria de Saúde vai realizar campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos em Araputanga

Serão imunizados animais a partir de três meses de idade no horário das 08 às 17 horas


Por Ferreira

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Atenção, tutores de cães e gatos de Araputanga! A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos no dia 24 de setembro de 2022.

 

A imunização dos animais será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Central e dos bairros São Sebastião, Santo Antônio, a vacinação, também terá como local para à vacinação o barracão da Prefeitura e o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria Aparecida Domingos, das 08 às 17 horas.

 

Está na hora de retribuir toda alegria que seu amigo traz para a sua vida. Proteja e vacine contra a raiva seus cães e gatos a partir de três meses de idade.

 

O que é raiva?

A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida e levando à morte.

 

Quais os sintomas da raiva?

Essa zoonose, ao acometer os cães, pode causar o isolamento do animal que passa a se esconder em busca de lugares escuros, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Em muitos casos a raiva pode causar salivação excessiva, agressividade e paralisia.

 

Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer uma vez que o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses.

 

Já a raiva felina, ao se manifestar, pode causar salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento.

 

Para que serve a vacina antirrábica?

A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

 

Daí a importância das campanhas de vacinação contra raiva. A primeira dose da vacina antirrábica para cães é geralmente administrada entre os 03 e 05 meses de vida. Enquanto a vacina antirrábica para gatos deve ser dada entre os 03 e 04 meses com reforço anualmente e, claro, sempre sob os cuidados do médico veterinário.

 

Manter a carteira de vacinação dos animais domésticos em dia é a melhor forma de prevenir contra a raiva.

Receba notícias do portal Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


SENTENÇA DE PRONÚNCIA

Mulher que matou adolescente grávida e simulou parto será julgada pelo Tribunal do Júri

A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...


INFLUENZA

Apenas dois municípios da região figuram entre os 10 com maior desempenho em vacinação em MT

A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...


DATA DEFINIDA

Indiavaí promove o 22º Encontro da Mulher Rural no dia 26 de julho

O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.